Passagem Franca retoma Vaquejada em instalações reformadas e ampliadas

Após ter sido inaugurado em julho de 2005, ainda na gestão Reinaldo Sousa, o “Parque de Vaquejada Hortelino Lopes da Cruz” tornou-se um local atrativo para os praticantes e apreciadores dessa modalidade esportiva/cultural patrimônio do povo nordestino. Para a cultura municipal, então, passou a constituir uma manifestação a mais do calendário anual festivo, com evento sempre no mês de setembro. Não obstante se tenha seguido de início, todas as exigências legais inerentes ao funcionamento, no que diz respeito a instalações, danos ambientais e cuidado com os animais, e já os passagenses sendo familiarizados com “o novo” – não era mais “Vaquejada da Moita” -, o Ministério Público optou por proibir a prática, para a frustração de todos. Passou a ser daí em diante desafio para o Prefeito Gordinho conseguir tanto o retorno da festa quanto um convênio para recuperar o parque, que vinha se deteriorando pelo não uso. Custou alguns anos, mas o esperado superou as expectativas. Está hoje concretizada uma “Reforma e ampliação” na qual encampou a construção do Clube do Vaqueiro, com capacidade de realizar grandes shows com bandas do circuito nacional neste estilo. Lutou ao lado de Gordinho o Deputado Federal Pedro Fernandes Ribeiro, que sempre carreia recursos de suas emendas para grandes obras em nosso município. Agora já podemos dizer: “Valeu Boi!” e, Nosso esporte é, também, Vaquejada.